quinta-feira, 30 de abril de 2015

UM OUTRO OLHAR
Se eu pudesse viver minha vida novamente...



As 128 páginas de Se eu pudesse viver minha vida novamente... devem estar entre as melhores já produzidas no país. Não somente por ela ter sido escrita por um gênio chamado Rubem Alves, mas pelo efeito que esta obra é capaz de produzir em quem a lê.
Há neste livro, lançado em 2006, um pouco do muito que Rubem foi em sua vastíssima obra: poeta, filósofo, cronista, teólogo e contador de estórias, entre outras facetas. Mas, não pense encontrar todos estes gêneros separados por capítulos ou algo parecido. Aí que está a grande delícia deste livro: em cada folha escrita podemos encontrar uma mistura destes como se fossem uma coisa só. Algo que Rubem Alves fazia tão bem e que era a extensão da sua personalidade cativante.
Apesar deste título e de ter sido lançado por ele quando tinha 73 anos, não quer dizer que Se eu pudesse viver minha vida novamente... deva agradar somente pessoas desta faixa etária. Até porque os temas (perdas, ganhos, felicidade, tristeza, solidão, saudade) recorrentes nestes textos selecionados, são comuns a pessoas de qualquer idade. 
O livro abre com um poema intitulado Instantes de autoria discutível. É atribuído a Jorge Luis Borges e também a Nadine Stair. E eu fecho minha colaboração com um dos trechos deste livro: 
“Plantei árvores, tive filhos, escrevi livros, tenho muitos amigos e, sobretudo, gosto de brincar. Que mais posso desejar? Se eu pudesse viver minha vida novamente, eu a viveria como a vivi porque estou feliz onde estou.” 

Ósculos e amplexos, moçada poética! 



Brasilino Júnnior, era fã confesso de Rubem Alves. No link abaixo está o texto por ele escrito no dia da morte deste grande escritor brasileiro. 

_

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Toda e Qualquer Poesia. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.